+55 (11) 4793-6588

Estádio Nogueirão terá sementes de inverno

As sementes dessa nova grama foram trazidas dos Estados Unidos pela mogiana Campanelli; o objetivo é manter o bom desempenho do campo durante as baixas temperaturas

 

O gramado do Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, em Mogi das Cruzes, terá uma grama especial durante este inverno. Para fazer esse procedimento, a Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes, responsável pela revitalização do local, aproveitou a queda de temperatura dos últimos dias e a pequena pausa no calendário de jogos estaduais, para fazer a aplicação das sementes Ryegrass Perenne no gramado.  Elas foram desenvolvidas pela americana Pure Seed e importadas com exclusividade pela empresa mogiana.

Durante esta semana, estão sendo feitos vários procedimentos no campo do estádio, como descompactação, corte vertical e limpeza, tudo isso, para que essas sementes encontrem um ambiente favorável para sua germinação. Além disso, também será realizado o corte helicoidal, a aplicação de insumos e a irrigação. No total, serão semeadas 350 kg de Ryegrass Perenne no gramado do Nogueirão.

A aplicação das sementes deve obedecer vários fatores naturais, como por exemplo, a escolha do melhor dia para realizar o overseeding. Após a semeadura, em pouco mais de sete dias, já é possível observar os primeiros resultados. Num período de 15 dias, o gramado está totalmente pronto para receber jogos.

 

Como funciona

No inverno, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do País, as gramas tradicionais acabam sentindo os impactos do frio e reduzem o desempenho do campo. Essas “sementes de inverno”, que foram desenvolvidas especialmente para o clima brasileiro, são aplicadas por cima dessa grama existente, utilizando a técnica chamada overseeding.

“Durante as baixas temperaturas, as gramas tradicionais entram em estado de dormência e têm seu crescimento paralisado. Com o overseeding, as sementes de inverno se desenvolvem rapidamente e fazem com que o gramado se mantenha saudável e com qualidade, mesmo nos dias mais frios”, explica o diretor técnico da Campanelli, o arquiteto Miguel Campanelli.

Segundo ele, para um bom resultado, além das sementes certas, é preciso seguir uma série de etapas, entre elas, corte e irrigação adequados e no tempo correto. As sementes de inverno Ryegrass Perenne têm alta tolerância a pragas e doenças, tolerância à seca, excelente resistência ao pisoteio, germinação rápida, genética reforçada para resistir a insetos, textura fina e de cor verde escuro. Também é reconhecida e aprovada internacionalmente por importantes clubes de golf, polo, rugby e futebol.

No Brasil, as sementes importadas pela Campanelli já foram utilizadas por vários clubes brasileiros, como: Corinthians (São Paulo/SP); São Paulo (São Paulo/SP); Atlético Paranaense (Curitiba/PR); Internacional (Porto Alegre/RS); Chapecoense (Chapecó/SC); Criciúma (Criciúma/SC); Coritiba Foot Ball Club (Curitiba/PR); Grêmio (Pelotas/RS); além da Arena Fonte Nova (Salvador/BA) e da Arena Pernambuco (Recife/PE); Belém Novo Golf Clube (Porto Alegre/RS); entre outros.

 

Campanelli Gramados Esportivos

A Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes é uma empresa paulista, que atua há mais de 40 anos no mercado de implantação de áreas verdes e gramados esportivos. Com sólida experiência na área, zela pela qualidade de seus serviços, investindo em equipamentos de alto desempenho, na utilização de métodos inovadores de trabalho, na importação e comercialização das sementes de inverno, e na capacitação de sua equipe. Ao longo de sua trajetória, prima pelo respeito ao meio ambiente, sua preservação e valorização.

 

Informações para a imprensa:

Deize Renó

Comunicação – Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes 

deizereno@hotmail.com

comunicacao@campanelli.com.br

Compartilhe...
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin