+55 (11) 4793-6588

SERVIÇOS

Gramados Naturais

Atuamos na implantação, conservação e revitalização de gramados – com grama natural ou sintética, para diversas categorias esportivas, como futebol, golfe, polo, haras, rugby e futebol americano.
Uma das características fundamentais do nosso trabalho é, justamente, avaliar o cenário, fazer o diagnóstico e propor alternativas personalizadas e que atendam às necessidades de nosso cliente. Para isso, trabalhamos com os melhores fornecedores do País, que oferecem extensa variedade de produtos, inclusive de gramas reconhecidas e utilizadas por importantes clubes esportivos do Brasil, Estados Unidos e Europa.

• Implantação

Na Campanelli, todas as metodologias aplicadas nos gramados são realizadas por uma equipe capacitada e com equipamentos próprios e de alta tecnologia.

- Terraplanagem

O nivelamento do terreno é a base de um projeto de implantação de gramado esportivo. A partir de uma terraplanagem bem executada, é possível ter um campo de qualidade e com vida útil prolongada. A Campanelli realiza essa etapa com muita precisão, utilizando o conhecimento consolidado de sua equipe, bem como equipamentos de alto desempenho.

- Irrigação automatizada

Essa é outra etapa fundamental e que garante a boa qualidade do gramado e sua vida útil. Nossa metodologia consiste em obter uma irrigação homogênea, com o reuso da água e o mínimo de utilização de mão de obra.

- Drenagem

A partir de uma drenagem eficiente, é possível manter o uso do gramado em condições climáticas adversas, além de possibilitar que o excesso de água seja retirado do campo, evitando poças de água e doenças que aparecem com o excesso de umidade.

- TopSoil

Trata-se de uma camada de material que vai entre as tubulações da drenagem e a grama. É fundamental para garantir o desenvolvimento adequado das raízes e possibilitar a percolação da água da irrigação e das chuvas até os tubos de dreno. Por isso, utilizamos compostos arenosos de alta qualidade, para o sucesso na prática esportiva e também para a longevidade de uso do gramado.

- Nivelamento a laser

Esta é a última etapa antes do plantio da grama. A tecnologia de medição a laser garante extrema precisão, possibilitando declives de 0,5% para cada lado do campo e contribuindo para a eficácia da drenagem do gramado.

- Plantio da grama

Com nossos equipamentos, nossa expertise e nossa metodologia, estamos preparados para implantar gramados de pequenas a grandes áreas, com elevado padrão de qualidade e preços altamente competitivos no mercado nacional.

• Tecnologias

- Big Roll

Tecnologia de extrema eficácia, utilizada nos principais clubes esportivos do Brasil e do mundo. Seu diferencial é o prazo para instalação da grama, que é muito menor, quanto comparado aos métodos tradicionais como o sistema de plantio em placas. Além disso, por ser totalmente mecanizado, reduz em 90% a quantidade de emendas e, por isso, proporciona melhor acabamento do plantio e maior velocidade de consolidação do gramado. Em menos de um mês de plantio, o gramado já pode receber jogos, sem contar que há uma redução considerável dos custos da obra.

    Principais características:
  • Instalação de até 5 mil m²/dia.
  • Rolos de 0,75 metros, 1,05 metros e 1,20 metros de largura por até 40 metros de comprimento.
  • Instalação totalmente mecanizada.
  • Reduz em 90% o número de emendas.
  • Melhor acabamento e consolidação do gramado.
  • Permite uso do campo em até 20 dias após o plantio.

- Sprigging

Tecnologia de alta qualidade baseada na reprodução vegetativa, com os melhores preços por metro quadrado do mercado brasileiro; é indicada, especialmente, para grandes áreas como golfe e polo.

    Principais características:
  • Reduz consideravelmente os custos de implantação.
  • Possibilita a utilização de mudas com qualidade superior e certificação internacional.
  • Excelente rendimento operacional de plantio 7 mil m²/dia, numa densidade de aproximadamente 700 mil mudas por hectare.
  • Uso do gramado em até 60 dias a partir do plantio.
  • Excelente custo-benefício.

• Conservação

A Campanelli dispõe de um programa anual específico para atender as necessidades de manutenção preventiva de gramados esportivos, conforme as necessidades de cada região. Tudo isso, com uma equipe técnica qualificada, equipamentos com tecnologia avançada e as mais modernas metodologias de manutenção de gramados.

- Corte Helicoidal

O corte helicoidal funciona como uma tesoura, apresentando um corte extremamente limpo e, por isso, indicado para os campos esportivos de alto desempenho.

- Corte Rotativo

Indicado para a manutenção de gramados mais rústicos, que requerem menos frequência de poda. É uma excelente alternativa para quem busca economia na manutenção do campo sem perder a beleza do gramado e a qualidade de jogo.

- Adubação

Após uma análise detalhada do solo, é realizado um programa mensal de adubação mineral e foliar, com formulações específicas que variam de acordo com a intensidade de uso do campo e o tipo de grama.

- Controle Fitossanitário e Seletivo

Por meio de métodos consagrados no mercado mundial, é realizado o manejo integrado de pragas e doenças para solucionar ou prevenir possíveis problemas nos gramados.

- Irrigação

O controle da irrigação é fundamental para manter a grama hidratada sem desperdiçar água. Com a irrigação automatizada e sua plena execução, é possível garantir o melhor desenvolvimento radicular com a menor quantidade de água possível.

- Marcação das linhas

Esta é a etapa final de todo o processo de manutenção. Com equipamentos de altíssima precisão e tintas próprias, é possível fazer a marcação das linhas em toda a área de jogo em um curto período de tempo, com a fixação adequada no gramado e sem agressões à planta.

• Revitalização

Este é um conjunto de processos que têm como objetivo proporcionar à planta as condições ideais para um desenvolvimento saudável e vigoroso, com uma melhora visível nas características físicas, químicas e biológicas do solo. A revitalização deve ser realizada periodicamente. Com ela, há uma ampliação no desempenho e no vigor do gramado, com consequente melhoria no conforto dos jogadores, além de melhora no aspecto visual do campo.

- Corte Vertical

A função básica do corte vertical é renovar a grama e aumentar a proporção de folhas do gramado. Nesse processo, lâminas afiadas rasgam os estolões (ramificações) da grama e desfazem o colchão, trazendo à superfície o excesso do material orgânico para posterior recolhimento.

- Descompactação

A descompactação é essencial para que o solo tenha uma boa oxigenação, o que facilita a entrada de água e nutrientes. Nesta operação, hastes sólidas de aproximadamente 30 cm penetram e vibram a 75o, desagregando as partículas do solo sem comprometer a superfície do gramado. Este processo pode e deve ser executado quantas vezes se fizer necessário no decorrer do ano, variando de acordo com o tipo de solo e a densidade de uso do campo.

- Aeração Mecânica

O objetivo na aeração é fazer a troca de material e melhorar a drenagem sub-superficial do campo, aumentando a circulação de ar, água e nutrientes até as raízes. Neste processo, hastes vazadas (ocas) penetram e sacam frações do solo, formando pequenos orifícios no gramado.

- Top Dressing

Neste processo, é adicionado à superfície do campo um composto formado por areia, matéria orgânica, calcário e adubo. Tudo isso para melhorar o nivelamento do gramado; renovar e melhorar a estrutura do solo e a drenagem; ajustar o pH do solo; aumentar a disponibilidade de nutrientes; proteger a grama durante o inverno, entre outros benefícios.