Os principais estádios brasileiros foram alvo de muitas críticas durante a Copa América. Jogadores e comissões técnicas do Brasil e de seleções estrangeiras, que jogam e conhecem os gramados de vários estádios do mundo, fizeram comentários agressivos. Afinal, além da beleza e de um verde exuberante diante das câmeras de TV, um bom gramado impacta diretamente na qualidade do jogo e nas condições físicas dos jogadores.
Uma das etapas fundamentais para o sucesso de um gramado esportivo é o Grow in. O termo em inglês, que – em tradução livre – diz respeito a crescimento, refere-se ao período imediatamente após o plantio da grama até sua plena consolidação, em que são realizados tratos culturais específicos até a entrega final do gramado para a prática desportiva.
É claro que as fases que precedem o plantio da grama são muito importantes para que o resultado final seja o esperado. Incluem-se aí a terraplanagem do solo base, a drenagem superficial e subterrânea, o sistema de irrigação, o topsoil (camada superficial do solo), o nivelamento, até as espécies de grama escolhidas e a técnica de plantio.
Apesar disso, os tratos culturais no pós-plantio são decisivos. Refiro-me aqui especialmente à irrigação, à poda, ao cronograma de nutrição mineral, ao controle de ervas daninhas e doenças, e ao monitoramento e a suplementação de luminosidade.
Costumo dizer que o Grow in é o tempero da refeição, o que realmente trará sucesso ao gramado. Por isso, a responsabilidade do engenheiro agrônomo e da empresa que assumiu a implantação de um gramado esportivo não se encerra com o plantio. O Grow in é fundamental, assim como um calendário adequado de revitalização e manutenção do campo.
Orgulho-me em fazer parte da equipe Campanelli. Nossa empresa está há mais de 40 anos no mercado, desenvolve trabalhos de primazia e mantém pelo Brasil milhares de metros quadrados de grama e áreas verdes, seja para a prática esportiva, o paisagismo ou a compensação ambiental. Nosso diferencial é a qualidade na execução dos trabalhos, o diagnóstico efetivo e o acompanhamento técnico constante.
* Eliéser é Engenheiro Agrônomo pela Esalq/USP, Mestre em Turfgrass pela Universidade de Ohio (EUA) e gerente comercial da Campanelli.
(Publicado originalmente em: Mogi News, em 16 de outubro de 2019.
Link: http://www.portalnews.com.br)