A Campanelli Gramados Esportivos e Implantação de Áreas Verdes realizou vários procedimentos de revitalização no gramado da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE). Além disso, vários procedimentos ainda continuam sendo feitos no gramado. Como acontece todos os anos, a empresa aproveitou a pausa nos jogos para iniciar os trabalhos e manter a qualidade do campo, que é considerado um dos melhores do País e a casa da Seleção Brasileira no Nordeste. Desta vez, no entanto, a missão teve ainda mais peso, já que no dia 30 de março, a Arena recebe Brasil e Argentina para mais um clássico mundial pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022.
“A revitalização é fundamental para garantir o alto desempenho do gramado. O objetivo é oferecer à grama as condições ideais para um desenvolvimento saudável e vigoroso, com melhora nas características físicas, químicas e biológicas do solo”, explicou o diretor técnico da empresa, Miguel Campanelli. Segundo ele, a revitalização deve ser realizada periodicamente, para que haja uma ampliação no desempenho e no vigor do gramado, com consequente melhoria no conforto dos jogadores e no aspecto visual do campo.
A princípio, foi realizado na Arena de Pernambuco um estudo preliminar de solo, com testes de desempenho, para nortear o planejamento e a definição dos procedimentos necessários no campo.
O trabalho teve início com o rebaixamento do gramado, seguido por: descompactação mecânica do solo; aeração mecânica com puas vazadas (que retiram tubetes de material argiloso); controles fitossanitário e seletivo, para prevenir o surgimento de doenças e pragas no gramado; e o top dressing – procedimento realizado por maquinário especializado, que distribui insumos (areia, adubo e calcário) no gramado, preenchendo os orifícios deixados pela aeração. Dessa forma, além de fornecer nutrientes diretamente às raízes da grama favorecendo seu desenvolvimento, também ocorre a troca do material argiloso por areia, o que auxilia na infiltração de água. Por fim, foi feita a adubação mineral e o gramado ficou em repouso por dez dias.
De acordo com o Supervisor de Operações e Técnico Agrícola da Campanelli, João Bosco, após o período de descanso, foram feitas outras intervenções no gramado, como corte helicoidal, adubações mineral e foliar, além de um novo controle fitossanitário.
A Arena de Pernambuco receberia Brasil x Bolívia, no dia 27 de março do ano passado, mas a partida foi adiada por conta do novo coronavírus. Acabou sendo realizada na Neo Química Arena, em 9 de setembro de 2020 e foi vencida pela Seleção por 5 a 0.
A seguir, algumas imagens dos procedimentos de revitalização realizados na Arena de Pernambuco:
A Campanelli Gramados Esportivos e Implantação de Áreas Verdes é uma empresa sediada em Mogi das Cruzes (SP), que atua há mais de 40 anos no mercado de áreas verdes e gramados esportivos. Na região nordeste do País, é responsável pela manutenção da Arena de Pernambuco, em Recife (PE), pelo Estádio da Ilha do Retiro (sede do Sport Club Recife) e pela construção dos campos de futebol do Centro de Treinamento do Retrô F. C. em Camaragibe (PE). Também atuou na Arena Fonte Nova (Salvador/BA), no Estádio Almeidão e na Vila Olímpica (João Pessoa/PB) e no Estádio Amigão (Campina Grande/PB).
Na Copa do Mundo de 2014, com sede no Brasil, foi responsável pela implantação e manutenção dos gramados que, ou receberam partidas ou foram espaços de treinamento de diversas seleções estrangeiras. Em 2019, atuou na revitalização dos gramados durante a Copa do Mundo da FIFA Sub-17.
Entre os clientes da Campanelli pelo Brasil, estão hotéis, estádios, haras, campos de polo, órgãos públicos, além de importantes clubes brasileiros, como: Corinthians (São Paulo/SP); São Paulo (São Paulo/SP); Atlético Paranaense (Curitiba/PR); Internacional (Porto Alegre/RS); Chapecoense (Chapecó/SC); Criciúma (Criciúma/SC); Coritiba Foot Ball Club (Curitiba/PR); Grêmio (Pelotas/RS).
Entre os diferenciais da empresa, destacam-se: o investimento em equipamentos de última geração, totalmente mecanizados; funcionários capacitados e treinados; frota própria de caminhões; pontualidade para iniciar e terminar os serviços no prazo combinado; é importadora de sementes de grama de inverno (Ryegrass Perenne); além disso, conta com kits de máquinas e equipamentos compactos (o que facilita o transporte e viabiliza uma boa relação custo/benefício).
Crédito da foto principal: Chico Andrade / Setur-PE