O gramado da Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), casa da Ferroviária, recebeu recentemente mais de 400 kg de sementes de inverno Ryegrass Pure Sport para enfrentar o período mais frio e seco do ano. De volta a jogar na Arena neste sábado contra o Rio Branco VN-ES, após um período aproximado de um mês, a Ferroviária comemora a qualidade do seu gramado.
“É sempre bom jogar em casa. Temos um gramado muito bom, no nível dos grandes estádios brasileiros, com uma grande estrutura”, disse o técnico da Ferroviária Elano Blumer, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira. Segundo ele, que já atuou em vários gramados do mundo, inclusive jogando pela Seleção Brasileira, o gramado da Arena Fonte Luminosa “favorece o futebol”: “Não só o nosso, mas também do adversário. O jogador gosta de um campo bom e o nosso estádio, para isso, é fantástico”, concluiu.
As sementes de inverno são responsáveis por manter o gramado vigoroso e com boa aparência nessa época do ano, graças a sua alta tolerância a pragas e doenças, tolerância à seca e às alterações climáticas, resistência ao pisoteio e genética reforçada para resistir às adversidades do inverno.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo Matheus Ortega, coordenador da equipe Comercial da Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes, empresa responsável pela semeadura de inverno (overseeding) e pela manutenção diária da Fonte Luminosa, os benefícios da grama de inverno serão prolongados até a chegada da primavera, em meados de setembro, quando há transição entre a grama de inverno e a grama original do campo, que começa a ganhar força novamente.
“Com a chegada da primavera e consequente elevação da temperatura e de luminosidade a Ryegrass reduz seu crescimento, abrindo espaço para que a grama de clima quente, no caso da Arena Fonte Luminosa, a grama Bermuda, se desenvolva e retome à cobertura do campo”, explicou.
Durante o inverno, as variedades de grama de clima quente diminuem drasticamente o seu ritmo de crescimento especialmente nas regiões sul e sudeste do País, o que dificulta sua recuperação diante dos desgastes provocados pelo uso. As sementes de inverno Ryegrass Pure Sport suprem essa deficiência, por isso, são aplicadas sobre o gramado existente nesse período.
Antes da semeadura, faz-se necessária a realização de alguns procedimentos para preparar o gramado para receber as sementes, e após o overseeding, o ideal é que o campo permaneça em descanso por pelo menos 15 dias. Foi o que aconteceu com a Ferroviária, que passou a mandar jogos em outros estádios nesse período.
Entre as etapas de manejo que precisam ser feitas durante o chamado overseeding (preparação do campo e semeadura da Ryegrass), estão o corte vertical, a limpeza dos resíduos, a própria semeadura e a cobertura com areia (top dressing).
As sementes de inverno Pure Sport são desenvolvidas pela americana PureSeed especialmente para o inverno brasileiro. Contam com alta tolerância a pragas e doenças, tolerância à seca, excelente resistência ao pisoteio, germinação rápida, genética reforçada para resistir a insetos, textura fina e de cor verde escuro. Também são reconhecidas e aprovadas internacionalmente por importantes clubes de futebol, além de golf, polo e rugby.
A Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes é uma empresa sediada em Mogi das Cruzes (SP), que atua há mais de 40 anos no mercado de implantação de áreas verdes e gramados esportivos. Também é responsável pela importação e comercialização das sementes de inverno Pure Sport. Na Arena Fonte Luminosa, atua desde 2017, renovando seu contrato anualmente.