Empresa paulista fez a revitalização durante todo o mês de julho; após esse período, inicia as etapas de manutenção; confira os procedimentos realizados
A Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes, empresa paulista, iniciou em julho as etapas de revitalização do gramado do Estádio Estadual Lourival Baptista, mais conhecido como Batistão, em Aracaju (SE). Ao longo dos próximos dias, as equipes, que se enfrentam no gramado, e o público, que acompanha à distância (devido aos protocolos sanitários da Covid-19), já devem notar a diferença.
De acordo com o supervisor de contratos e operações da Campanelli, o técnico agrícola João Bosco, esses procedimentos suprem as demandas nutricionais e garantem o equilíbrio das condições físico-químicas do gramado.
A Campanelli assumiu os trabalhos de manutenção em 17 de junho deste ano, após vencer a licitação estadual. A partir de agosto, serão retomadas as etapas diárias de manutenção do campo.
“Quando a Campanelli venceu a licitação que fizemos no Estado, logo fomos buscar informações sobre a capacidade técnica da empresa e tivemos relatos muito positivos, o que nos trouxe certa confiança para iniciarmos os trabalhos de parceria para manutenção e revitalização do gramado da Arena Batistão, que é a principal praça esportiva de Sergipe. Estamos satisfeitos com os resultados apresentados e que podem ser vistos a cada partida televisionada do Brasileirão Série B”, destacou a superintendente especial de Esportes do Estado de Sergipe, Mariana Dantas.
Para a revitalização, foram realizados: corte vertical e rebaixamento do gramado; descompactação mecânica com puas sólidas; aeração mecânica com puas vazadas; limpeza do gramado com equipamento específico; e o top dressing, que é a distribuição de uma camada de areia sobre o campo, com o objetivo de realizar o nivelamento da superfície do gramado, além da aplicação de calcário dolomítico para a correção da acidez. Também teve início um programa específico de adubações minerais para as condições da Arena Batistão, além de cortes e irrigações periódicas.
“Assim que assumiu a manutenção do gramado, a Campanelli realizou a análise química e física do solo, identificando oportunidades de melhoria que irão potencializar as ações de manutenção e ampliar a qualidade e a estética do gramado com o decorrer dos jogos”, destacou o coordenador da equipe comercial da empresa, o engenheiro agrônomo Matheus Ortega. Segundo ele, a iniciativa de iniciar os trabalhos com a revitalização foi tomada em conjunto com a Superintendente de Esportes do Governo do Estado de Sergipe, Mariana Dantas.
Para a revitalização, a Campanelli utiliza equipamentos importados e de alto desempenho, além de uma equipe técnica capacitada e com experiência nos procedimentos. A partir de agora, os maquinários serão direcionados para outros trabalhos, em outras regiões do País.
A Campanelli Gramados Esportivos e Implantação de Áreas Verdes é uma empresa sediada em Mogi das Cruzes (SP), que atua há mais de 40 anos no mercado de áreas verdes e gramados esportivos. Na região nordeste do País, atuou na manutenção da Arena de Pernambuco, em Recife (PE), no Estádio da Ilha do Retiro (sede do Sport Club Recife), na Arena Fonte Nova (Salvador/BA), no Estádio Almeidão e na Vila Olímpica (João Pessoa/PB) e foi responsável pela construção de todos os campos de futebol do Centro de Treinamento do Retrô F. C. em Camaragibe (PE) e pela recente implantação do gramado no Estádio Amigão (Campina Grande/PB).
Atuou na Copa do Mundo FIFA 2014 e na Copa do Mundo FIFA Sub-17 2019, ambas com sede no Brasil. Entre os clientes da Campanelli pelo Brasil, estão hotéis, estádios, haras, campos de polo, órgãos públicos, além de importantes clubes brasileiros, como: Corinthians (São Paulo/SP); São Paulo (São Paulo/SP); Atlético Paranaense (Curitiba/PR); Internacional (Porto Alegre/RS); Chapecoense (Chapecó/SC); Criciúma (Criciúma/SC); Coritiba Foot Ball Club (Curitiba/PR); Grêmio (Porto Alegre/RS), entre outros.
Entre os diferenciais da empresa, destacam-se: o investimento em equipamentos de última geração, totalmente mecanizados; funcionários capacitados e treinados; frota própria de caminhões; pontualidade para iniciar e terminar os serviços no prazo combinado; é importadora de sementes de grama de inverno (Ryegrass Perenne); além disso, conta com kits de máquinas e equipamentos compactos (o que facilita o transporte e viabiliza uma boa relação custo/benefício).