Matheus Ortega, Engenheiro Agrônomo da Campanelli Gramados Esportivos durante manutenção do estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes.
O Engenheiro Agrônomo tem em suas mãos a responsabilidade pela sustentabilidade ambiental e segurança alimentar. Existem diversas oportunidades de trabalho, onde os profissionais podem atuar como representante comercial, gerente, professor, entre outras.
Para entendermos a real importância de um engenheiro agrônomo no meio do futebol especificamente, conversamos com o João Paulo de Abreu, coordenador de conservação e paisagismo da Campanelli Gramados Esportivos e Áreas verdes, e ele respondeu algumas perguntas.
Quando de fato perceberam a importância de ter um profissional de engenharia agrônoma na preparação dos gramados?
R: O mercado de gramados esportivos está em constante crescimento, o grande boom foi pouco antes da Copa do Mundo, devido a uma maior exigência de tecnologia para o preparo e cuidado dos gramados brasileiros.
Qual foi o momento de maior realização profissional para você?
R: A participação na Copa América de 2021. Eu fui convidado para participar como coordenador de sede em meio a tantos outros profissionais, é algo que me dá muito orgulho. No Brasil, eu fiquei responsável pela cidade de Cuiabá. Fiquei supervisando a Arena Pantanal e mais três campos que eram usados para os treinos das seleções.
Quais as vantagens de ter um engenheiro agrônomo envolvido nos processos de implantação, revitalização e manutenção dos campos?
R: É notável a diferença na qualidade do campo e no tempo de recuperação.
Você ter um engenheiro agrônomo acompanhando um gramado esportivo é fundamental. É o profissional adequado para identificar os problemas que afetam o campo e propor as ações para deixar o gramado 100%.
A todos os engenheiros agrônomos, que contribuem diretamente para o desenvolvimento do nosso país, o nosso reconhecimento e agradecimento. Em especial, um abraço ao Matheus Ortega, gerente comercial da Campanelli e ao João Paulo, coordenador de conservação e paisagismo.
SOBRE A EMPRESA
A Campanelli Gramados Esportivos é uma empresa sediada em Mogi das Cruzes (SP), que atua há 45 anos no mercado de áreas verdes e gramados esportivos. Na região nordeste do país, é responsável pela manutenção da Arena de Pernambuco, em Recife (PE), pelo Estádio da Ilha do Retiro (sede do Sport Club Recife) e pela construção dos campos de futebol do Centro de Treinamento do Retrô F. C. em Camaragibe (PE). Também atuou na Arena Fonte Nova (Salvador/BA), no Estádio Almeidão e na Vila Olímpica (João Pessoa/PB) e no Estádio Amigão (Campina Grande/PB).
Na Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil, foi responsável pela implantação e manutenção dos gramados que receberam partidas ou foram espaços de treinamento de diversas seleções. Em 2019, atuou na revitalização dos gramados durante a Copa do Mundo da FIFA Sub-17.
Entre os clientes da Campanelli pelo Brasil, estão hotéis, estádios, haras, campos de polo, órgãos públicos, além de importantes clubes brasileiros, como: Corinthians (São Paulo/SP); São Paulo (São Paulo/SP); Atlético Paranaense (Curitiba/PR); Internacional (Porto Alegre/RS); Chapecoense (Chapecó/SC); Criciúma (Criciúma/SC); Coritiba Foot Ball Club (Curitiba/PR); Grêmio (Pelotas/RS).