A Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes finalizou a construção da primeira quadra de futebol society com grama sintética em Guararema (SP). A quadra tem cerca de 700 m² e está instalada no Complexo Esportivo “Carlos Renato Bennaton Usier”, no bairro Ipiranga. A empresa foi responsável por toda a reforma da infraestrutura da quadra, além da implantação de uma quadra de vôlei interligada ao ambiente.
“A grama sintética tem se tornado uma das melhores opções para quadras esportivas de futebol society, especialmente porque oferece maior resistência, comportando um maior volume de jogos. Além disso, esse tipo de grama tem um baixo custo de manutenção, o que favorece a utilização em equipamentos públicos voltados abertos à população”, ressalta o diretor geral da empresa, o arquiteto Miguel Campanelli.
Segundo ele, a qualidade do gramado é outro diferencial, o que repercute não só no visual da quadra como também na saúde dos esportistas que irão frequentar o espaço. “Para nós, é uma honra participar de uma obra como essa, numa cidade como Guararema, que é referência nacional. Com certeza, todo o complexo vai oferecer um ambiente agradável e um gramado de excelente qualidade voltado para todos”, completa.
Na implantação da quadra de futebol society, foi utilizada grama sintética do tipo fibrilada, de 52 milímetros de altura, com base dupla e látex. “A grama foi escolhida levando em consideração alguns fatores, como frequência de utilização, custo de manutenção pós obra, vida útil do gramado sintético e a aceitação do público”, afirma o engenheiro agrônomo da Campanelli Matheus Ortega.
Assim como na construção de um campo com grama natural, várias etapas antecedem a aplicação da grama sintética, inclusive um sistema de drenagem próprio, para que em dias chuvosos não haja o acúmulo de água e a quadra não seja comprometida. “Uma das etapas fundamentais foi a correção e preparação da base, incluindo a compactação e o nivelamento completo do local, impedindo a existência de qualquer irregularidade na superfície e direcionando, por meio de seu nivelamento, a condução das águas das chuvas”, acrescenta o engenheiro.
No preenchimento dos fios da grama, foram utilizadas cerca de 15 toneladas de areia e 6 toneladas de borracha, para garantir a fixação e o amortecimento da superfície.
A empresa realizou ainda reparos no alambrado, bem como adequação da iluminação para LED, pintura, fornecimento e instalação de rede de cobertura, fornecimento e instalação de traves e rede.
Para a quadra de vôlei anexa ao complexo, também foi realizado o nivelamento do piso, a demarcação das linhas e o fornecimento de acessórios. A infraestrutura no entorno das quadras e o paisagismo também ficou sob a responsabilidade da Campanelli.
Para finalizar o cenário e oferecer uma inspiração a mais, o artista plástico Paulo Seccomandi assina um grande painel no entorno da quadra com ilustrações coloridas e alegres, que remetem aos benefícios das práticas esportivas e incentiva o fair play, como conduta ética nos esportes.
A Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes é uma empresa mogiana, que atua há mais de 40 anos no mercado de implantação de áreas verdes e gramados esportivos. Com sólida experiência na área, zela pela qualidade de seus serviços, investindo em equipamentos de alto desempenho, na utilização de métodos inovadores de trabalho, na importação e comercialização das sementes de inverno, e na capacitação de sua equipe. Atuou na Copa do Mundo de 2014 e nas Olímpiadas de 2016, com sede no Brasil. Em 2019, realizou a revitalização de gramados, durante a Copa do Mundo da FIFA Sub-17.
Entre os clientes da Campanelli pelo Brasil, estão hotéis, estádios, órgãos públicos, além de importantes clubes brasileiros, como: Corinthians (São Paulo/SP); São Paulo (São Paulo/SP); Atlético Paranaense (Curitiba/PR); Internacional (Porto Alegre/RS); Chapecoense (Chapecó/SC); Criciúma (Criciúma/SC); Coritiba Foot Ball Club (Curitiba/PR) e Grêmio (Pelotas/RS). Também atuou na Arena Fonte Nova (Salvador/BA), no Estádio Almeidão e na Vila Olímpica (João Pessoa/PB), no Estádio Amigão (Campina Grande/PB), no Belém Novo Golf Clube (Porto Alegre/RS), e é responsável pela Arena de Pernambuco (Recife/PE), Estádio Nogueirão (Mogi das Cruzes/SP), Estádio Barão de Serra Negra (Piracicaba/SP); entre outros.